Tudo Sobre Coprocessamento de Resíduos Industriais

O coprocessamento de resíduos industriais, também chamado de blendagem, é um método para o tratamento de resíduos em geral, tanto sólidos como líquidos. Ele acontece a partir da mistura de resíduos para coprocessamento, na qual é obtido o Combustível Derivado de Resíduos, representado pela sigla "CDR".

No coprocessamento de resíduos industriais, eles são enviados aos fornos de cimento, juntamente com os resíduos concentrados do processo de evaporação, que não apresentam condições. Isto gera uma melhor utilização da matéria prima em outros processos.

Coprocessamento de resíduos industriais

Os resíduos utilizados no coprocessamento de resíduos industriais como matéria-prima ou combustível derivado de resíduos são processados em fornos de clínquer. Eles operam acima de 1.500°C e têm sua matéria orgânica completamente destruída, sem gerar passivos ambientais.

O ponto alto do coprocessamento de resíduos industriais é a geração de combustível derivado de resíduos que são utilizados como aliados na substituição de combustíveis fósseis. Desta forma, ele ajuda a preservar as matérias-primas e reduz a extração de recursos naturais.

O processo deve ser realizado de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, com o licenciamento da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), pela Fundação Ambiental (FATMA) de Santa Catarina, e pela Fundação de Proteção Ambiental do Estado de Henrique. Luiz Roessler (FEPAM), do Rio Grande do Sul.

Vantagens do coprocessamento de resíduos industriais

O coprocessamento de resíduos industriais promove o tratamento adequado dos efluentes descartados pela indústria, bem como seu destino final. Isto permite gerar novos recursos capazes de continuar o ciclo ambiental e de atender com excelência as necessidades dos mais diversos setores, sob a forma de combustíveis sólidos alternativos.

O coprocessamento dos resíduos industriais se destaca como uma opção correta e ambientalmente segura para a destruição dos resíduos industriais. Sem gerar passivos ambientais, reduz significativamente o impacto ambiental associado com a extração e exploração de combustíveis fósseis, além de reduzir a exploração mineral.

Fonte: flucor.com.br